A Rede Globo foi condenada pela justiça do Rio na manhã de hoje, a pagar 156 milhões à FERJ por romper o contrato de transmissões do Campeonato Carioca.
A rede televisiva havia rompido com a federação após independencia das equipes em 2020. A decisão provavelmente tenha recurso por parte da Globo.
A Federação teve vitória nas duas ações que abriu contra a emissora:
na quinta, o juiz Ricardo Cyfer, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, julgou favoravelmente a solicitação por indenização da Ferj. Ao todo, o valor de R$ 17.291.105,20. Já a segunda decisão obriga à Globo a desembolsar, por danos materiais, R$ 138,9 milhões, o contrato iria até o ano de 2024.
Botafogo, Vasco e Fluminense fizeram negociação individual diretamente com a Rede Globo, o processo corre em segredo de justiça e aconteceu quando o Flamengo utilizou uma Medida Provisória editada pelo presidente que dava ao mandante o direito de exibição de seus jogos, mesmo com a Globo sendo dona dos contratos de direito de transmissões da competição.
A FERJ defendeu a vontade do rubro-negro porém a Globo optou por terminar o contrato, com a saída da televisiva, a transmissão do Cariocão foi feito de forma inédita, porém aconteceu uma significativa queda de receita.
Agora, os direitos de transmissão televisiva são da Record. A Ferj tem uma plataforma paga que também exibe as partidas, assim como cada clube tem a possibilidade de criar sua plataforma de streaming ou transmitir as partidas de suas equipes.